terça-feira, 26 de novembro de 2013

RESUMO DA
PROPOSTA CURRICULAR DE DUQUE DE CAXIAS
(Anos iniciais - Língua Portuguesa)

O ensino da Língua Portuguesa compreende o desenvolvimento da linguagem escrita e oral. A aprendizagem deve ser de forma sequenciada e contextualizada de acordo como contexto social desses alunos. 
As crianças tem contato com a língua escrita desde muito cedo, e por isso desperta sua curiosidade. Sendo a leitura escrita práticas complementares, cabe ao professor elaborar formas para desenvolver esse processo fazendo com que as crianças participem, e não sejam apenas expectadores.
O professor deve selecionar bem os textos, e buscar deixar claro para os alunos o objetivo das atividades, pensar em estratégias para conseguir desenvolver as habilidades da leitura e da escrita.
O texto é considerado a principal ferramenta no processo de alfabetização. Mas deve ser levado em consideração os textos que circulam socialmente, que fazem parte do ambiente social do aluno. E fazê-lo compreender duas questões centrais para elaboração de um texto: o que pretende dizer e a quem se destina. É necessário para a produção da escrita a prática de revisão dos textos. Esta promove a reciprocidade entre aluno e professor.
O maior desafio para nós professore é repensar sobre as práticas adotadas ao inserir o aluno no mundo da leitura e da escrita, deve-se analisar e, se necessário, recriar práticas de ensino que garanta aos alunos não apenas ler, mas compreender e produzir textos.

EIXOS PRINCIPAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS


ORALIDADE/ESCRITA
1º Ano: reconto de histórias conhecidas;
2º Ano: recriação destas histórias com a ajuda de textos;
3º Ano: reconhecer a importância da utilização da linguagem oral correta em diversos espaços sociais;
4º Ano: narração de acontecimentos considerando a temporalidade e causalidade;
5º Ano: compreensão dos diferentes discursos orais e escritos em diversas variantes e registros da Língua Portuguesa, incluindo a norma padrão, entre outros.

LEITURA
1º Ano: estabelecimento das relações de temporalidade (anterior e posterior) entre fatos apresentados em um texto; identificação das diferenças entre imagem e escrita;
2º Ano: Continuidade do 1º ano;
3º Ano: valorização da leitura como fonte de informação;
4º Ano: interpretação de textos com o auxílio de material gráfico (jornal, revistas, quadrinho, etc.); identificação do efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notas;
5º Ano: localização da informação principal do texto; reconhecimento de marcas típicas de oralidade presentes no texto.

ESCRITA
1º Ano: análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre seguimentos falados e escritos, utilizando conhecimento disponível sobre o sistema de escrita;
2º Ano: emprego gradual das regras gramaticais e de ortografia adequadas a cada situação;
3º Ano: reconhecimento da importância da utilização da linguagem escrita adequada em diversos espaços;
4º Ano: diferença e emprego dos sinais de pontuação e sinais gráficos na escrita de textos;
5º Ano: utiliza esquemas temporais básicos (presente, pretérito e futuro); construção da escrita de gêneros discursivos diversos, adequada ao leitor e aos objetivos de comunicação, ampliando os contextos de produção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário