RESUMO
DA
PROPOSTA
CURRICULAR DE DUQUE DE CAXIAS
(Anos
iniciais - Língua Portuguesa)
O ensino da Língua Portuguesa compreende o
desenvolvimento da linguagem escrita e oral. A aprendizagem deve ser de forma
sequenciada e contextualizada de acordo como contexto social desses
alunos.
As crianças tem contato com a língua escrita desde
muito cedo, e por isso desperta sua curiosidade. Sendo a leitura escrita
práticas complementares, cabe ao professor elaborar formas para desenvolver
esse processo fazendo com que as crianças participem, e não sejam apenas
expectadores.
O professor deve selecionar bem os textos, e buscar
deixar claro para os alunos o objetivo das atividades, pensar em estratégias
para conseguir desenvolver as habilidades da leitura e da escrita.
O texto é considerado a principal ferramenta no
processo de alfabetização. Mas deve ser levado em consideração os textos que
circulam socialmente, que fazem parte do ambiente social do aluno. E fazê-lo
compreender duas questões centrais para elaboração de um texto: o que pretende
dizer e a quem se destina. É necessário para a produção da escrita a prática de
revisão dos textos. Esta promove a reciprocidade entre aluno e professor.
O maior desafio para nós professore é repensar
sobre as práticas adotadas ao inserir o aluno no mundo da leitura e da escrita,
deve-se analisar e, se necessário, recriar práticas de ensino que garanta aos
alunos não apenas ler, mas compreender e produzir textos.
EIXOS
PRINCIPAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS
ORALIDADE/ESCRITA
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1º
Ano: reconto de histórias
conhecidas;
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2º
Ano: recriação destas
histórias com a ajuda de textos;
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3º
Ano: reconhecer a
importância da utilização da linguagem oral correta em diversos espaços
sociais;
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4º
Ano: narração de
acontecimentos considerando a temporalidade e causalidade;
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5º
Ano: compreensão dos
diferentes discursos orais e escritos em diversas variantes e registros da
Língua Portuguesa, incluindo a norma padrão, entre outros.
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LEITURA
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1º
Ano: estabelecimento das
relações de temporalidade (anterior e posterior) entre fatos apresentados em
um texto; identificação das diferenças entre imagem e escrita;
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2º
Ano: Continuidade do 1º
ano;
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3º
Ano: valorização da leitura
como fonte de informação;
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4º
Ano: interpretação de
textos com o auxílio de material gráfico (jornal, revistas, quadrinho, etc.);
identificação do efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras
notas;
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5º
Ano: localização da
informação principal do texto; reconhecimento de marcas típicas de oralidade
presentes no texto.
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ESCRITA
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1º Ano: análise
quantitativa e qualitativa da correspondência entre seguimentos falados e
escritos, utilizando conhecimento disponível sobre o sistema de escrita;
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2º Ano: emprego gradual
das regras gramaticais e de ortografia adequadas a cada situação;
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3º Ano: reconhecimento da
importância da utilização da linguagem escrita adequada em diversos espaços;
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4º Ano: diferença e
emprego dos sinais de pontuação e sinais gráficos na escrita de textos;
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5º Ano: utiliza esquemas
temporais básicos (presente, pretérito e futuro); construção da escrita de
gêneros discursivos diversos, adequada ao leitor e aos objetivos de
comunicação, ampliando os contextos de produção.
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