terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Comentários sobre o texto: "Gêneros textuais e ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental: o trabalho com as sequências didáticas" - Paulo da Silva Lima (UFPA)


 Comentário

O texto de Paulo da Silva Lima nos mostra a importância de se trabalhar com gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa e de que forma devemos executar em sala de aula.
A escrita é algo muito presente na vida do indivíduo, e no texto o autor afirma que as pessoas, para se comunicar, necessitam sempre fazer isso por meio de algum gênero e também por meio de um texto. Desse modo o educador, não somente de Língua Portuguesa, mas de todas as disciplinas precisam trabalhar em suas aulas com a escrita, produção de texto e leituras. Porque ler é o ponto de partida, então para que os alunos possam entender o que a questão está pedindo é necessário que eles saibam ler e interpretar, neste momento entra a questão interdisciplinar.
No ambiente da sala de aula podemos explorar diversos tipos de gêneros presentes no nosso cotidiano, como jornais,  revistas, histórias em quadrinhos, receitas, cartas, entre outros.
Durante o texto é apresentado um projeto de extensão “Prática de escrita na escola”, esse projeto acontece da seguinte forma: no primeiro momento, o professor sonda a turma sobre o que gostam de fazer/ler com o objetivo de fazer um levantamento das preferências de leitura da maioria dos alunos. Após esse processo, foi solicitado que os alunos pudessem reescrever um conto, fazendo assim uma nova versão.
Trabalhar com conteúdos segundo a realidade dos alunos é muito importante, porque damos significado ao ensino, já que parte do conhecimento deles. E agindo dessa forma estamos auxiliando na compreensão e dando sentido ao novo aprendizado.

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