sábado, 18 de janeiro de 2014

Oficina realizada pelos alunos do 8º Período do Curso de Pedagogia.

TEMA: Possibilidade de trabalhar a questão racial em sala de aula.
LEI: 10639/03
OBJETIVO: Reconhecer a importância da história da cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar. construção da identidade e identidade-etnia.

O grupo nos mostrou no decorrer da oficina algumas situações de racismo que ocorrem nas escolas. Como por exemplo, o racismo que o racismo se perpetua da seguinte forma:

  • o material pedagógico;
  • o universo semântico pejorativo;
  • a negação da diversidade racial brasileira na formação da equipe escolar;
  • a minimização da consequência do racismo.

E, como nós educadores, devemos atuar diante desses paradigmas:

  • dando a devida atenção a cada reclamação de discriminação e preconceito no espaço escolar;
  • comprometimento com senso crítico e ético.
Esses foram alguns dos conceitos abordados pelo grupo.
Portanto, percebemos a importância de trabalharmos a questão do racismo nas escolas, devido a pressão exercida pela sociedade. As crianças devem ser orientadas quanto a diversidade cultural, racial e religiosa, pois vivemos em um país multicultural, onde a maior parte da população é formada por negros e pardos. A grande dificuldade de trabalharmos essa questão na escola é pelo fato de querermos acreditar que não existe discriminação racial, que isso ficou para trás, mas não é o que acontece, a discriminação racial está muito presente em nossas escolas e na sociedade de uma forma geral. Mas, essa iniciativa de conversar com as crianças sobre essas diferenças, deve partir de casa, pois muitas vezes, esse "preconceito" parte de casa, onde os pais influenciam seus filhos a casarem com alguém branco para "limpar a família". A sociedade deve se conscientizar que a integridade e o caráter de uma pessoa não pode ser medido pela sua cor, e sim pelas sus atitudes. E que "o direito de um começa, onde o do outro termina". Então, devemos aprender a respeitar as escolhas dos outros, independente se é ou não a mesma que a sua. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário